GOTA DE LUZ

O projeto Uma Gota de Luz visa reutilizar garrafas de água de plástico para a construção de lâmpadas solares de baixo custo, que possibilitem a iluminação exterior e interior de espaços onde a eletricidade ainda não é uma realidade, como em comunidades em desenvolvimento.

A energia solar é um recurso inesgotável que tem vindo a ser aproveitado para as mais diversas situações do dia a dia. Partindo deste princípio, aliado ao facto de o plástico ser um resíduo utilizado por todos, que demora cerca de 400 a desaparecer, a Educafrica, desenvolveu com escolas uma lâmpada solar de baixo custo e consumo, utilizando como base garrafas de 1,5L e um circuito com lâmpadas led, capaz de iluminar um espaço com 20m2 ou um espaço exterior. A lâmpada acumula energia solar durante o dia, funcionando com o led apenas durante a noite.

Este projeto tem um elevado potencial de execução, implementação e replicabilidade, pelo facto de estar a ser pensado um circuito simples e de fácil execução, mesmo por parte de pessoas que possam não possuir qualquer formação prévia em eletricidade.